Na Pré Escola Pedacinho de Vida de Medianeira as Perguntas mais frequentes são:
- Qual o número de alunos e professores por sala?
Cada município determina suas leis para a educação infantil e dentro disso encontramos as normas sobre a proporção de professores e alunos por salas, com base na faixa etária e no espaço físico. A Escola pedacinho de Vida não só atende a todas as determinações, como também tem por princípio um trabalho pedagógico individualizado, considerando as necessidades da cada criança e de cada grupo num dado momento.
- É saudável as crianças irem para a escola tão cedo?
Esta questão é importante e precisa ser bem pensada pelos pais. O primeiro ponto a ser levado em consideração é que atualmente nas cidades mesmo em Medianeira, por exemplo, muitas famílias residem em apartamentos, o que significa uma área fechada, sem muitas possibilidades de movimento e de contato com a natureza. E mesmo as famílias que residem em casas, com amplos jardins, não conseguem substituir algo maravilhoso que a escola proporciona: o contato com outras crianças.
Isso não era tão problemático algumas décadas atrás, quando cada família tinha muitos filhos. Mas a vida moderna é diferente, a situação da sociedade hoje é outra e por uma série de fatores as famílias ficaram menores, com um ou dois filhos por casal. Essa é uma questão fundamental e uma das principais a serem levadas em consideração na hora de decidir se a criança vai para a escola ou não.
Dentre tantas possibilidades, não acreditamos que a convivência diária com outras crianças, intermediada por um educador bem formado, possa ser substituída muito facilmente em casa. O que facilmente se vê nas crianças que frequentam a escola em comparação com aquelas criadas e educadas em casa, com os pais, os avós e babás, é uma maior desenvoltura física e mental, além de uma capacidade muito maior de socialização e de interação com o mundo e com as pessoas em geral.
- Deve-se permitir levar brinquedos de casa?
Sim. É muito importante que a criança tenha contato com brinquedos em sala de aula. O manuseio com os mesmos funciona como auxilio no desenvolvimento motor e cognitivo. Pois a sala de aula vai além de quadro e giz. As crianças gostam de fazer isso para mostrar aos outros quem são e do que gostam. Também o fazem para ter por perto um objeto pessoal com o qual se identificam e têm familiaridade. Sexta-feira é o dia estipulado para que todos levem seus brinquedos. Solicitamos que o mesmo não seja de estimação ou sofisticado para evitarmos perdas ou quebras. É proibido o uso de brinquedos que sugiram violência.
- O uso do uniforme é obrigatório?
Do maternalzinho em diante (18 meses) sim. O uso diário do uniforme visa à praticidade, economia e segurança, facilitando a identificação de nossos alunos. Os pais devem marcar as peças das crianças, pois a escola não se responsabiliza por uniformes sem nome.
- O que as crianças não podem levar para a escola?
Pedimos que as crianças não tragam para a escola objetos cortantes e pontiagudos, vidros ou substâncias tóxicas, pilhas de rádio, bolinhas de gude ou moedas, assim como objetos de valor, relógios, joias, celulares, lap tops e brinquedos muito caros (a escola não se responsabiliza por qualquer extravio ou estrago). Contamos também com os responsáveis pela criança, para fazerem a devolução de brinquedos, material de uso coletivo, livros, roupas e sapatos ou qualquer objeto eventualmente trocado.